Já é um usuário Dity?

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Pdf

Denunciar instrução

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som Estou apresentando neste artigo, como aproveitar o seu velho aparelho de som. Com ele, você pode adicionar novas fontes sonoras como um aparelho de DVD, Reprodutores de MP3, MP4... iPod, computador... E assim, poderá aproveitar o seu circuito de força, o circuito de sintonizador e amplificador.

Lembrando que esse projeto poderá ser facilmente implementado em qualquer modelo ou mesmo na construção de seu amplificador ou pré-amplificador "DIY".

Nesse artigo iremos trabalhar com o micro-system da marca JVC, cujo modelo é: PC-XC30.

 

Este micro-system contém um sintonizador de AM e FM, Tape Deck duplo e um Toca-CD, no qual, pode armazenar 6 discos internamente + 1 disco extra. Além de que este aparelho possui controle remoto. A única coisa que faltou muito a desejar, foi uma entrada Auxiliar para ligar outras fontes sonoras além das que ele possui.

O aparelho veio dos EUA. Mas depois o equipamento apresentou um problema na leitura dos discos. Após vários testes, identifiquei que o problema era realmente da unidade ótica. Ele repetia as faixas como se o disco estivesse arranhado. Após muita procura, eu consegui encontrar por R$90,00. Mas a cliente não quis o conserto e decidiu comprar outro aparelho de som.

O JVC ficou encostado na oficina durante 2 anos. Levei-o para casa e desmontei completamente para estudá-lo. Daí decidi adaptar um seletor para que ele possa aceitar outras fontes sonoras, e assim aproveitá-lo, já que a qualidade do som é bem aceitável. A princípio pensei usar uma simples chave seletora, mas achei melhor montar seletor digital...

Chave Seletora Digital

O circuito consiste em chavear os sinais de entrada (das fontes sonoras) usando apenas um simples toque ao invés das chaves convencionais. Ele é baseado em um circuito Integrado contador tipo 4017, daí poderá ser usado como uma chave seletora de até 10 posições controláveis por 10 teclas de contatos momentâneo.

Quando em funcionamento, o 4017 recebe os sinais de clock através de um oscilador  com 555, permanecendo, contudo, inibido devido ao nível alto presente na sua entrada clock enable. Pressionando-se uma tecla qualquer, a entrada clock enable é levada a nível zero pela saída correspondente do 4017, habilitando a sua contagem até que a saída associada à tecla pressionada vá a nível 1,  inibindo novamente o contador 4017, que assim permanecerá até que uma tecla diferente seja pressionada.

Os leds ligados às saídas do 4017 indica qual saída estará no nível alto, como também, estas saídas irão acionar as chaves analógicas do 4066, no qual, será feito o chaveamento de áudio. Em suma, qualquer seletor ou chave rotativa poderá ser substituído por este circuito.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som
Figura 01: Diagrama do Seletor Digital

Com este circuito podemos montar até 10 entradas, mas nesse caso, só iremos trabalhar com 4. As entradas restantes poderão ser adicionadas sem problemas algum.

Na entrada IN A, será a entrada no sintonizador (tuner), na entrada IN B será a primeira entrada auxiliar, IN C será a segunda entrada auxiliar e IN D será a terceira entrada auxiliar. Já o OUT será ligada na placa principal do aparelho. Veremos a seguir maiores detalhes sobre a ligação do seletor digital no aparelho de som.


Circuito Regulador para alimentar um Reprodutor de MP3 (opcional)

Neste diagrama mostro a montagem da fonte que será usada para alimentação de um reprodutor de MP3. É um circuito bastante simples. Ele utiliza um circuito integrado que é um regulador de tensão ajustável: o LM317. O pino 1 do integrado é o ajuste, o pino 2 é a saída e o pino 3 é a entrada, onde conectamos a fonte.

O circuito abaixo é apenas o circuito básico do LM317. O limite máximo de corrente que ele suporta é de até 1ampére. Vale lembrar a importância do fusível de proteção! Caso haja alguma coisa errada, o circuito do aparelho de som não poderá ser danificado!

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 02: Diagrama do Circuito Regulador para alimentar um Reprodutor de MP3

Geralmente um reprodutor de MP3 trabalha com tensão entre 1,2 a 2,0V. Mas quando fiz testes com o regulador ajustado em 1,5V, a tensão ficava instável e o reprodutor ficava apagando constantemente. Depois que adicionei o capacitor C3  de 470uF e ajustei para 2,2V, o problema foi solucionado...

Na figura abaixo está mostrando a placa do seletor digital com o regulador de tensão para o reprodutor de MP3.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 03: Placa do Circuito Seletor com o Regulador

Para a fabricação da placa, você poderá usar o método de sua preferência!

O método que usei para fabricar essa placa foi pelo método térmico. Na época, desenhei o layout no ExpressPCB, mas você poderá usar qualquer programa de sua preferência. A impressão foi feita por uma impressora a laser em papel fotográfico. Depois usei o ferro de passar roupas para fazer a transferência do toner para o cobre. Deixando a placa de molho na água por alguns minutos, removi o papel e usei o na época o percloreto de ferro para a corrosão.

*Há diversos artigos relacionados a este assunto. Inclusive, há diversas dicas no YouTube. Basta pesquisar.

Montagem

Você deve estar se perguntando... Como adaptar um seletor em um aparelho que não possui entrada Auxiliar? Isso é possível?

A resposta é sim! E isso poderá servir para qualquer aparelho! Inclusive os aparelhos de som automotivo. Mas a questão é que o aparelho de som deverá ser estudado. Tem que saber exatamente aonde irá mexer! Por se tratar de uma alteração, mesmo que reversível, não aconselho esta montagem feita por pessoas inexperientes. Além do grande risco de tomar um choque elétrico se não tomar as devidas precauções, haverá um grande risco de danificar o aparelho de som.

As imagens seguintes mostra o aparelho desmontado, sem a máscara frontal. Vamos analisá-lo rapidamente para efetuarmos a modificação.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 04: O aparelho sem a máscara frontal

A placa seguinte é onde fica o microcontrolador. É como se fosse o "cérebro" do aparelho. Este setor não poderá ser mexido. Qualquer erro poderá ser fatal para o aparelho. A modificação não é feita aqui. Todo comando de seleção das fontes sonoras é feita no próprio circuito do seletor.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 05: Placa superior; Onde fica o microcontrolador do aparelho.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 06: Placa Superior

A figura abaixo mostra a placa principal do aparelho...

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 07: Placa principal do aparelho

A figura abaixo mostra onde será a modificação. Na verdade, o aparelho possui apenas sintonizador AM e FM, toca fitas e toca CD, como já foi dito anteriormente. Podemos escolher uma dessas fontes sonoras e interromper o sinal de áudio para que o seletor digital possa ser instalado. Neste caso, escolhi a placa do sintonizador por ser mais fácil. Se escolhermos a placa do toca CD, por exemplo, haverá um grande inconveniente do chaveamento do MUTE. O sinal de áudio do toca CD, apenas será liberada quando o mesmo estiver fazendo a leitura do disco na reprodução. Daí, para aproveitar esta entrada do áudio do CD, o jeito seria fazer o corte do mute.

Já que o corte do áudio do Sintonizador foi a melhor opção por ser mais fácil, aqui descrevo de forma simples como foi feito a instalação do seletor digital.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 08: Conectores do Sintonizador

Esta figura mostra os pontos de ligação do circuito do sintonizador. Um dos cabos temos a alimentação e o sinal de áudio do sintonizador e outro cabo vai para o microcontrolador, onde é feito os comandos da sintonia.

A figura abaixo mostra a placa do sintonizador:

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 09: Placa do Sintonizador AM e FM

A figura a seguir mostra com clareza os pontos do conector e qual a função de cada pino.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 10: Conectores da Placa do Sintonizador

O que será feito?

O funcionamento do aparelho de som é assim: Sintonizador, TAPE, toca CD > chaveador > Pré - amplificador > circuito do amplificador...

Mas como ele só tem as entradas para as fontes sonoras dele, o corte será feito no sinal de áudio do sintonizador. Daí será feito a divisão.

A figura a seguir mostra o local onde foi feito o corte das trilhas.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 11: Corte das Trilhas

Daí a saída do seletor digital será ligado no lugar do sintonizador, e a saída do áudio do sintonizador, será ligado numa das entradas do seletor, no caso, em IN A.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 12: Soldagem dos Fios

Caso queira desmanchar o que já foi feito, é só restaurar as trilhas que foram cortadas e pronto!

Pontos de ligação das chaves que comandará o Seletor Digital

Este aparelho por ser digital, os contatos são feitos por chaves tipo: PUSH - BUTTON. E todo comando do aparelho é feito pelo microcontrolador. Já que o toca cd não tem mais serventia, decidi desativar algumas chaves que eram do toca-cd para comandar o seletor digital. Se as chaves não forem desativadas do circuito original, o microcontrolador do aparelho poderá ser danificado.

As chaves onde são feitas a seleção dos discos: DISC 3, DISC 4, DISC 5, DISC 6, agora vai ser respectivamente: TUNER, AUX 1, AUX 2, AUX 3.

Para um aparelho que não tinha nenhuma entrada Auxiliar, agora vai ter 3 entradas...

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 13: Placa frontal do aparelho

A figura abaixo mostra os pontos de ligação das chaves para que sejam ligados no seletor digital. A aparência demonstra uma verdadeira "gambiarra". Mas para mim, o que mais importava é que essa "gambiarra" funcionasse...
Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 14: Placa Frontal Modificada


Ponto de Alimentação para o Seletor Digital

No aparelho, existe um ponto de alimentação que é acionado quando o mesmo está ligado - "Power ON". O desafio é encontrar este ponto de alimentação. Na fonte principal, existe uma tensão de aproximadamente 17 volts. Essa alimentação vai para o circuito integrado do amplificador e para os reguladores de tensão. Um desses reguladores é responsável pela alimentação do Microcontrolador, que é uma tensão de +5V. Essa tensão é um tensão fixa, mesmo que o aparelho fique em modo espera (stand-by).

Uma outra tensão responsável pela alimentação geral dos outros componentes (irei chamá-la de +B),  é acionada quando o aparelho está ligado. Essa tensão é fornecida por um transistor PNP - 2SB1370. O coletor é a saída desta tensão, o emissor recebe a tensão principal da fonte (aprox. +17V) e a base recebe o sinal do microcontrolador.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 15: Ponto de alimentação para o Seletor Digital

O princípio de funcionamento dos aparelhos digitais é o mesmo. Mas vale lembrar que o aparelho deverá ser estudado antes de fazer qualquer modificação!

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 16: Ponto de alimentação para o Seletor Digital

Como o circuito do seletor digital mal consome 50mA, nesse caso, o circuito se comportou muito bem.


Posição onde ficará a placa do Seletor Digital

Na parte inferior do aparelho, existe um local que tinha espaço suficiente para a instalação da placa do seletor digital, como mostra a figura a seguir:

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Figura 17: O aparelho em funcionamento...

Pronto... Os testes aqui obtive êxito. Tudo funcionou perfeitamente. Agora temos um aparelho antigo que antes estava encostado, "comendo poeira", agora terá uma boa funcionalidade, podendo usá-lo para ouvir músicas preferidas do seu reprodutor de MP3, MP4, iPod's, Aparelho de DVD, e até o Computador... Para esses aparelhos, basta colocar um cabo com plugue P2.

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Com um pré RIAA, você também poderá ouvir os seus discos de vinil, e assim, poderá reviver os velhos tempos...

Caso queira montar um Pré RIAA, este projeto é recomendado!

Hi-Fi Phono Preamp (RIAA Equalisation); Autoria de Rod Elliott - ESP (Original Design)

Link: http://sound.westhost.com/project06.htm

A primeira versão (na primeira figura) o circuito trabalha com tensões simétricas +/- 15V. Já na segunda versão do circuito, (segunda figura), o circuito apenas trabalhará com uma tensão de "+ 30V". A qualidade de som dele, na minha opinião, é excelente!

Como Aproveitar seu Velho Aparelho de Som

Toca-Discos de vinil. Este é um Sony PS-V550P, com algumas alterações.

OBS:

Esse mesmo projeto poderá ser feito de outras maneiras.

Para quem tem domínio com microcontroladores (PIC, dsPIC, AVR, MSP430, etc.), este projeto poderá ser mais simplificado, de tamanho reduzido. Ou mesmo, implementar um display de led's (7 segmentos) ou então, implementar um display de LCD alfa-numérico (16x1, 16x2, gráfico...).

Assim como, outras chaves analógicas-digitais poderão ser utilizadas no lugar do CD4066, inclusive, outros chaveadores como CD4052, CD4053... Ou mesmo mini-relés.

Ou para quem tem domínio de comunicação serial, I²C, etc... Poderão ser utilizados TC9164N, ou um TDA da vida. Ou um MAX da vida...

Bom, opções não faltam.

Espero que tenham gostado :)

Abraços a todos.


Autor: Rubem Diego
Publicado há: 2 anos
Visualizações: 8528
Palavras-chave: chaveador de áudio

Ditys Relacionados

Envie um comentário

Você precisa estar logado para comentar. Ainda não é cadastrado? Cadastre-se

Comentários

Renato Arena
Renato Arena 19/08/2012 (há 2 anos, 2 meses) Denunciar comentário

Não aparecem as intruções aqui. No PDF, aparcem as intruções, mas não aparecem as figuras. As letras, tamém, estão minúsculas; Se conseguir melhorar o PDF, agradeço!


Rafael  Feijo
Rafael Feijo 04/12/2013 (há 11 meses) Denunciar comentário

Ola amigo ; não entendo muito de eletrônica e queria ligar apenas o amplificar de um mini system sony MHC-DX10B , , poderia me ensinar como liga-lo ?
desde ja agradeço !